terça-feira, 21 de abril de 2009

●๋•JR Fotógrafo - Comemoração do ano da França no Brasil

Os eventos em comemoração ao ano da França no Brasil já começaram. O destaque, por enquanto, são os paineis fotográficos do artista plástico e fotógrafo francês JR.

JR utiliza os espaços abertos como cenário para suas obras. Ruas, calçadas e fachadas compõe a sua galeria a céu aberto. Nestes cenários, ele cria e modifica o ambiente.

Ele trabalha com imagens gigantes, os paineis, cujo o foco é o elemento humano. Faces, olhares, sorrisos e expressões são fotografados, ampliados e, depois colados em diferentes construções urbanas.

Suas criações o levaram a viajar por diversas localidades de todo o mundo retratando-as, como aldeias africanas e periferias européias. Em agosto de 2008, ele veio ao Rio de Janeiro e registrou - por meio de imagens e depoimentos gravados - a vida de moradores do Morro da Providência, na etapa brasileira do projeto Women (Mulheres), iniciado na África. O resultado deste trabalho deu origem à exposição 28 milímetros/ Mulheres. A mostra Mulheres chega ao Rio de Janeiro com foco nas mulheres que perderam seus filhos durante as incursões policiais.

A idéia é aplicar os paineis fotográficos gigantescos nas fachadas de imóveis da cidade. Estão entre esses imóveis o Teatro João Caetano, a Sala Cecília Meireles e a Casa França-Brasil.
Eu destaco aqui o trabalho dele na comunidade do Morro da Previdência (paineis com fotos dos moradores da comunidade), nos arcos da Lapa e a exposição na Casa França Brasil. Detalhe: JR transpôs uma casa de uma moradora do Morro da Providência até à CFB, pode-se entrar nela e assistir ao comovente e emocionante vídeo com os depoimentos das mulheres. É de encher os olhos de lágrimas.

A exposição está na Casa França - Brasil de 24 de Abril à 21 de Junho Terça à Domingo, das 10hs às 20hs. A entrada é franca.

Veja mais sobre o trabalho de JR no site dele http://www.jr-art.net/






Nenhum comentário:

Variedades