segunda-feira, 24 de maio de 2010

●๋•Libertação do diretor iraniano Jafar Panahi

Quero deixar registrado aqui minha admiração pela coragem da atriz Juliette Binoche por fazer um protesto em prol da libertação do diretor iraniano Jafar Panahi ao receber o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes.
Parabéns para Juliette e a todos os artistas que mobilizados, conseguiram, espero eu, a sua libertação.

Abaixo a reportagem do G1

"A Justiça do Irã ordenou nesta segunda-feira (24) a libertação, sob pagamento de fiança, do diretor iraniano Jafar Panahi. A informação foi divulgada pelo procurador-geral de Teerã, Abbas Jafari Dolatabadi.

Panahi, 49, está detido na prisão de Evin, no Irã, desde 1º de março, por estar produzindo um filme sobre as disputadas eleições presidenciais de 2009, vencidas por Mahmoud Ahmadinejad. O cineasta chegou a iniciar uma greve de fome.

Na 63ª edição do Festival de Cannes, Panahi afirmou ser inocente da acusação de fazer filmes contra líderes iranianos, em uma carta escrita na prisão e que foi divulgada no festival. "Sou inocente. Não fiz nenhum filme contra o regime iraniano", afirmou na mensagem.

O promotor de Teerã Abbas Jafari Dolatabadi disse à agência de notícias ISNA que "no encontro que tivemos com ele na quinta-feira (20), analisamos seu pedido de ser libertado antes de uma audiência judicial, e foi decidido que ele será libertado após pagamento de fiança. O trabalho judicial e burocrático relativo a seu caso está em curso no momento."

Não ficou claro quando Panahi deixará a prisão.

O cineasta tinha dito que não encerraria sua greve de fome enquanto não tivesse acesso a seu advogado, pudesse receber visitas de sua família e ser libertado incondicionalmente enquanto aguardava uma audiência em um tribunal. Seus familiares e seu advogado o visitaram na semana passada.

A detenção impediu que o diretor fosse a Cannes, onde foi convidado para fazer parte do júri que escolhe o vencedor da Palma de Ouro. O evento francês foi marcado por protestos que pediam a libertação de Panahi. Entre as estrelas que pediram sua libertação esteve a atriz francesa Juliette Binoche, que se emocionou em entrevista.

Ganhador de muitos prêmios internacionais e partidário do líder oposicionista Mirhossein Mousavi na eleição presidencial contestada do ano passado, Panahi foi preso em março com sua mulher e filha, que foram soltas posteriormente.

Juliette Binoche, em seu discurso de aceitação do prêmio de melhor atriz no festival de cinema de Cannes, no domingo, criticou o Irã por encarcerar Panahi, dizendo que "a culpa dele é ser artista, é ser independente."

Nenhum comentário:

Variedades