Mostrando postagens com marcador Teatro. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Teatro. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 14 de maio de 2010

●๋•Trecho da peça 'As Noivas'

Lembram deste post sobre a peça 'As Noivas'?
Então, para quem não teve a oportunidade de ver, disponibilizo aqui o vídeo postado no youtube.

http://www.youtube.com/watch?v=6k6qzQ8ZRvw

A Sinopse do espetáculo de Glaucia Reyes:
Aí vão cinco noivas que nasceram na bidimensão das telas e dos blocos de desenho, e, sem que eu pudesse controlá-las, começaram a escrever poemas e a dialogar entre si, levando-me (melhor, levando-se por sua própria vontade) ao humor cínico e ácido da crítica que encontra na suposta insanidade sua melhor maneira de existir. A arte é a vida e, justamente por isso, a vida me gratificou com essas mulheres que carregam crimes, flores e desatinos em seus véus, num contraste nítido entre o trágico da dor mais profunda e a absoluta banalidade cotidiana, que faz com que aquela se dissolva por força do hábito e da repetição das atitudes mais tolas. Graça e absurdo, disse o filósofo Jean Yves Leloup ao falar das ações de Deus. Só esqueceu de acrescentar que, neste mundo, somos nós, artistas, Seus enviados diretos.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

●๋•Apresentação do espetáculo "As Noivas"


Convido todos vocês para assistirem a estreia, e única apresentação, da peça "As Noivas".
A idealização do espetáculo é da minha queridíssima amiga, professora da UNI-Rio e maravilhosa artista plástica Glaucia Reyes. Ela também assina os figurinos e a direção. A peça concorre ao prêmio de teatro "Festival de Teatro - Cidade do Rio de Janeiro".

Sobre a peça:
Apresentação 20 de abril - terça-feira
"AS NOIVAS"

Texto e direção: Gláucia Reyes e Luciano Maia
Grupo de Teatro da Escola de Teatro da UniRio
Sinopse: Este espetáculo é a configuração de um trabalho de artes plásticas que, aos poucos, ganhou a força da fala de suas personagens, saídas das telas e dos blocos de desenho, para ganhar a poesia. Posteriormente, as mesmas começaram a dialogar entre si e estes diálogos me levaram (melhor, levaram-nas) ao humor cínico e ácido da crítica, que encontra na suposta insanidade sua melhor maneira de existir.
Censura 14 anos

Local: TEATRO PRINCESA ISABEL
Avenida Princesa Isabel, 186 - Copacabana.
Dia 20 de Abril terça-feira às 21h
Preço: R$30,00 inteira e R$15,00 meia.

Sobre o festival:
PREMIAÇÃO
Vencedor do Festival adulto
: Temporada de um mês no Teatro Princesa Isabel e na Casa de Cultura Laura Alvim.
Participação no Circuito SESI-RJ nas seguintes cidades: Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Campos dos Goitacazes, Macaé e Itaperuna.

RELEASE
O festival chega a sua oitava edição com status de um dos melhores festivais de teatro do país, montagens de autores consagrados se misturam a textos inéditos, formando um congraçamento cultural de enorme relevância para o calendário de eventos da cidade.

Mais de 400 profissionais estarão reunidos durante o mês de abril no Teatro Princesa Isabel, um dos mais tradicionais da cidade, com apresentações que não fica nada a dever aos espetáculos que se encontram em cartaz em temporada regular.
O diferencial desse festival em relação aos que são realizados no Brasil, é que nesse o artista além de ganhar o direito de se apresentar em um teatro de qualidade, tem oportunidades futuras em montagens da própria produção do festival, além de indicações para outros espetáculos, longas metragens e filmes publicitários.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

●๋• "O Capote" do grupo britânico Gecko

"O Capote"

A peça é um drama e foi inspirada no conto homônimo do escritor Nikolai Gógol e produzida pelo grupo britânico Gecko, que se apresenta pela primeira vez no Brasil.

O espetáculo é influenciado pelo autor ucraniano e assim como no texto original, faz uma crítica à sociedade. Mas o espetáculo ultrapassa o uso da palavra, colocando em primeiro plano a expressão física do ator. A montagem prima por combinar e sincronizar luzes e música para destacar o movimento corporal e o visual cinematográfico, resultado da narrativa do grupo.

A história adaptada se passa em um escritório, onde o público conhece Akkaki, um esquisito e pobre escrevente, apaixonado por sua colega de trabalho. Ele quer fazer tudo para conquistá-la e ascender socialmente, Akkaki também se vê obrigado a pechinchar e economizar a fim de comprar um necessário capote de inverno. Na visão do Gecko, o escritório é um lugar de diversões e aparente labirinto de corredores que representam uma rotina repetitiva.

Dois atores brasileiros participam da turnê. Vinicius Salles vive o protagonista e Rodrigo Matheus é convidado especial para as apresentações em São Paulo e Brasília. A montagem do grupo fica em cartaz do dia 25 de Fevereiro até 7 de março.

Centro Cultural Fiesp Teatro Sesi São Paulo Av. Paulista, 1.313 - Bela Vista - Oeste. Telefone: 3146-7405.

Veja as incríveis fotos do espetáculo do site do uol http://entretenimento.uol.com.br/album/capote_teatrosesi_sp_album.jhtm?abrefoto=6#fotoNav=1








sábado, 20 de fevereiro de 2010

●๋• Caldeirão de Histórias - Cia. Articularte

O Caldeirão de Histórias - espetáculo-exercício de Teatro de Sombras e bonecos foi criado a partir de histórias, memórias e causos contados por moradores da Zona Oeste da cidade de São Paulo - estreia em 20 de fevereiro, na Casa do Pequeno Cidadão. A criação é da Cia Articularte através do programa de Fomento premiado Teatro Garagem, e reúne histórias envolvendo curiosidade, ingenuidade e contos de medo, e é indicada para crianças a partir de 04 anos.


Pré-estreias

Dia 20 de fevereiro, sábado, às 16 - Associação Nossa Turma (Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946 - Vl. Leopoldina) ESTREIA – dia 20 de fevereiro, sábado, às 16 horas - Casa do Pequeno Cidadão
(Rua Aliança Liberal, 84 - Alto da Lapa)

Próximas apresentações:
Dia 21 de fevereiro – domingo, às 16h30h - Garagem do Sr. Tarcisio (divisa com Cajamar).
Dia 27 de fevereiro – sábado, às 17 horas - Garagem do Paulo e da Matilde (Perus).
Dia 06 de março – Sábado, às 17 horas - Associação dos Amigos de Bairro (Raposo Tavares).
Dia 07 de março – Domingo, às 17 horas - Garagem da Maestrina Renata (Av. Pio XI - Lapa).

CALDEIRÃO DE HISTÓRIAS
Direção geral: Dario Uzam. Bonecos: Surley Valério e Cia. Articularte.
Manipuladores: Cida Lima, Manfrini Fabretti, Claudia Campos e Jussara Bracco.
Produção: Cia. Articularte.
Duração: 45 minutos.
Preço: Grátis.
Indicação: para crianças a partir de 04 anos
Site: www.articularte.com.br

domingo, 6 de dezembro de 2009

●๋•Apoio ao Grupo Parlapatões

O Grupo teatral Os Parlapatões fará um ato na noite de hoje, Domingo, pela recuperação do dramaturgo Mário Bortolotto. Ele foi baleado no Sábado durante um assalto na Praça Roosevelt, em São Paulo.

Abaixo, reproduzo a nota publicada no blog dos Parlapatões

"
O Teatro Resiste!

Bortolotto Viverá!

O espaço público é do cidadão.

O Teatro não vai se intimidar com a violência, muito menos se submeter aos bandidos, aos que querem a escuridão nas ruas, aos querem que o povo fique em casa, acuado.

Mário Bortolotto é um símbolo de nossa Praça Roosevelt. Seu estado de saúde é grave, mas está resistindo e viverá.

Vamos nos reunir no Espaço Parlapatões, hoje, dia 06/12 (domingo), às 21h, para mostrar o quanto queremos que nosso amigo se recupere completamente.

Nosso amigo Carcarah, também atingido, passa bem e está conosco em pensamento pela recuperação do Bortolotto.

Não apresentaremos a peça O Papa e a Bruxa, para que todo nosso elenco, artistas, produtores, técnicos e funcionários do teatro possam participar desse ato.

Chamamos os amigos, artistas, público, freqüentadores da praça, vizinhos, jornalistas e todos os que se dispõe a enfrentar a violência para vir a este encontro.

Vamos ler trechos de suas peças, seus poemas e vamos mostrar que o nosso palco não está a serviço das tragédias reais, mas que faz dramas, comédias e tragédias para dar fôlego à sociedade para enfrentar suas mazelas.

Compareça! O Teatro resistirá mais uma vez.

Bortolotto viverá e escreverá muito mais de nossa história!

A praça é do povo, da cultura, da comunhão, da arte e da paz!"

Dia 06/12
Domingo, às 21h
Espaço Parlapatões
Praça Roosevelt, 158
tel. 11 3258-4449

domingo, 19 de abril de 2009

●๋•A Lenda do Príncipe que tinha rosto

A Cia. de Teatro Artesanal está com um espetáculo maravilhoso em cartaz.
É A Lenda do Príncipe que Tinha Rosto. A encenação tece um retrato sublime da fábula do príncipe que nasceu com rosto em um reino onde ninguém o tem. Tudo é tão caprichado e perfeito, desde a atuação sem diálogos até a estética gótica e surrealista do visual em especial os figurinos e adereços (por exemplo: o rosto do príncipe é uma máscara), que provocam encantamento.
Lindo!


Foto Veja Rio
Jackeline Nigri/divulgação Revista Veja Rio


Foto do blog do Príncipe que não tinha rosto



A Lenda do Príncipe que Tinha Rosto.
Direção de Gustavo Bicalho e Henrique Gonçalves (50min). Recomendado a partir de 8 anos. Centro de Referência Cultura Infância – Teatro do Jockey (125 lugares).
Rua Bartolomeu Mitre, 1110, Gávea, 2540-9853.
Sábado e domingo, 16h30. R$ 20,00 (sáb.).
Estac. na Rua Mário Ribeiro, 410 (grátis). Até 7 de junho.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

●๋•O Bilontra

A dica de teatro desta semana é "O Bilontra" de Arthur Azevedo.
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, a Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro e o Cultural EMERJ encenam uma vez ao ano uma leitura dramatizada com o tema do universo jurídico. O 'Teatro na Justiça' é um projeto de artes cênicas que se propõe a refletir, por meio do teatro, valores de Justiça. O resultado: excelentes encenações! A encenação do ano passado "O Bilontra" será reapresentada este mês. Direção e adaptação do texto de José Henrique.

A história:
Baseado na revista de ano de Arthur Azevedo, o espetáculo propõe uma divertida mistura de tempos, as notícias e personalidades do ano de 2008 visitam a história e os fatos que deram origem à revista de ano de 1885.
Assim, a banda do "Pré-Sal" surge em pleno século XIX cantando as agruras de um menino prodígio, "esperança nacional", aos olhos atentos e apaixonados da "Cultura", "Educação", "Saúde", "Previdência" e "Segurança", que se descabelam por um pouquinho de sua atenção.
"O Fenômeno" também aparece na quermesse do Campo de Santana (Praça da Aclamação) para fazer uma queixa à "polícia noturna" de então. E no espírito da bossa-nova (outro marco comemorativo de 2008), com um banquinho e um violão (lembrando o ícone João Gilberto), conta sua história, no hilário - "Fossa Nova Fenomenal" - executado pelo talentoso ator-cantor Cris Gualda.

Dia 14 de abril de 2009, às 19h
Entrada Franca
Distribuição de Ingressos:
- Público Externo: 14/4, às 18h (uma hora antes do espetáculo, cheguem cedo para garantir o seu)
Local: EMERJ Av. Erasmo Braga, 115/4o andar Centro
Tel: (21) 3133-3366
Maiores informações:http://www.emerj.rj.gov.br/culturalemerj/

Eu trabalhei com eles na leitura dramatizada "O Processo" como assistente de figurino e recomendo!




sábado, 4 de abril de 2009

●๋•Cia. CARROÇA de MAMULENGOS Histórias de Teatro e Circo





Ontem eu fui assistir a estreia do espetáculo da Cia. Carroça de Mamulengos - Histórias de Teatro e Circo. E voltei a ser uma criança de gargalhada leve e solta. Tão bom poder reencontrar o riso e a alegria com o circo e a cultura popular brasileira reunidos em um só lugar.

A Companhia Carroça de Mamulengos é um grupo familiar de saltimbancos que em cena, se reune para "brincar". São bonecos gigantes, palhaços, perna de pau, mágicas e canções que nos mostram como nosso Brasil é rico em sua cultura. A Companhia trabalha há mais de 30 anos com o resgate da diversidade cultural brasileira e com a preservação dos elementos que caracterizam as festas e folguedos brasileiros.

Criada por Carlos Gomide, a Cia. de Carroça de Mamulengos nasceu em 1977 quando ele conheceu o teatro de mamulengos e tomou forma em 1982 ao conhecer e casar com a atriz Schirley França. Hoje, a Cia. é formada por sua família de 10 integrantes: a atriz Schirley França, os filhos Maria, Antonio, Francisco, João, Pedro, Matheus, Luzia, Isabel e o músico Beto Lemos. E é uma das mais importantes companhias culturais do país. Sempre viajaram o país, vivenciando com nossa cultura, tendo esse universo como base de criação de seus trabalhos.

Em cena estão a burrinha Fumacinha, o bode Pinote, o tamanduá Meleta, o carneirinho Belém, os jaguarás Rosa e Florinda, o dragão Xodó (e não é que ele solta fogo pela boca de verdade?!) e Mariama amamentando seu filho. Eu destaco aqui 3 momentos do espetáculo: A boneca Milota que é montada e desmontada em cena, magistralmente encenadas pelas meninas (um encanto de meninas!); a Dona Felinda, uma senhora artista de circo e andonada por ele (o momento mais emocionante do espetáculo!); e os meninos e rapazes palhaços que zombam das dificuldades da vida e encerram o espetáculo em suas pernas de pau.

A brincadeira "Histórias de Teatro e Circo" ficará marcada nos corações de adultos e crianças!!!


De 3 à 12 de abril de 2009
Teatro Nelson Rodrigues - Av. Chile 230 anexo - Centro
Horários: primeira semana, Sexta às 19hs e Sábados e Domingos às 18hs
segunda semana, Sexta à Domingo às 16hs
informações: (21)2262-8152 / 2547-3221
Ingressos: R$10, 00 inteira e R$ 5, 00 meia
Variedades