sexta-feira, 14 de maio de 2010
●๋•Trecho da peça 'As Noivas'
Então, para quem não teve a oportunidade de ver, disponibilizo aqui o vídeo postado no youtube.
http://www.youtube.com/watch?v=6k6qzQ8ZRvw
A Sinopse do espetáculo de Glaucia Reyes:
Aí vão cinco noivas que nasceram na bidimensão das telas e dos blocos de desenho, e, sem que eu pudesse controlá-las, começaram a escrever poemas e a dialogar entre si, levando-me (melhor, levando-se por sua própria vontade) ao humor cínico e ácido da crítica que encontra na suposta insanidade sua melhor maneira de existir. A arte é a vida e, justamente por isso, a vida me gratificou com essas mulheres que carregam crimes, flores e desatinos em seus véus, num contraste nítido entre o trágico da dor mais profunda e a absoluta banalidade cotidiana, que faz com que aquela se dissolva por força do hábito e da repetição das atitudes mais tolas. Graça e absurdo, disse o filósofo Jean Yves Leloup ao falar das ações de Deus. Só esqueceu de acrescentar que, neste mundo, somos nós, artistas, Seus enviados diretos.
segunda-feira, 19 de abril de 2010
●๋•Apresentação do espetáculo "As Noivas"

"AS NOIVAS"
Texto e direção: Gláucia Reyes e Luciano Maia
Grupo de Teatro da Escola de Teatro da UniRio
Sinopse: Este espetáculo é a configuração de um trabalho de artes plásticas que, aos poucos, ganhou a força da fala de suas personagens, saídas das telas e dos blocos de desenho, para ganhar a poesia. Posteriormente, as mesmas começaram a dialogar entre si e estes diálogos me levaram (melhor, levaram-nas) ao humor cínico e ácido da crítica, que encontra na suposta insanidade sua melhor maneira de existir.
Censura 14 anos
Avenida Princesa Isabel, 186 - Copacabana.
Dia 20 de Abril terça-feira às 21h
Sobre o festival:
Vencedor do Festival adulto: Temporada de um mês no Teatro Princesa Isabel e na Casa de Cultura Laura Alvim.
Participação no Circuito SESI-RJ nas seguintes cidades: Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Campos dos Goitacazes, Macaé e Itaperuna.
RELEASE
O festival chega a sua oitava edição com status de um dos melhores festivais de teatro do país, montagens de autores consagrados se misturam a textos inéditos, formando um congraçamento cultural de enorme relevância para o calendário de eventos da cidade.
Mais de 400 profissionais estarão reunidos durante o mês de abril no Teatro Princesa Isabel, um dos mais tradicionais da cidade, com apresentações que não fica nada a dever aos espetáculos que se encontram em cartaz em temporada regular.
O diferencial desse festival em relação aos que são realizados no Brasil, é que nesse o artista além de ganhar o direito de se apresentar em um teatro de qualidade, tem oportunidades futuras em montagens da própria produção do festival, além de indicações para outros espetáculos, longas metragens e filmes publicitários.
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
●๋• "O Capote" do grupo britânico Gecko
"O Capote"| A peça é um drama e foi inspirada no conto homônimo do escritor Nikolai Gógol e produzida pelo grupo britânico Gecko, que se apresenta pela primeira vez no Brasil. O espetáculo é influenciado pelo autor ucraniano e assim como no texto original, faz uma crítica à sociedade. Mas o espetáculo ultrapassa o uso da palavra, colocando em primeiro plano a expressão física do ator. A montagem prima por combinar e sincronizar luzes e música para destacar o movimento corporal e o visual cinematográfico, resultado da narrativa do grupo. A história adaptada se passa em um escritório, onde o público conhece Akkaki, um esquisito e pobre escrevente, apaixonado por sua colega de trabalho. Ele quer fazer tudo para conquistá-la e ascender socialmente, Akkaki também se vê obrigado a pechinchar e economizar a fim de comprar um necessário capote de inverno. Na visão do Gecko, o escritório é um lugar de diversões e aparente labirinto de corredores que representam uma rotina repetitiva. Dois atores brasileiros participam da turnê. Vinicius Salles vive o protagonista e Rodrigo Matheus é convidado especial para as apresentações em São Paulo e Brasília. A montagem do grupo fica em cartaz do dia 25 de Fevereiro até 7 de março. Centro Cultural Fiesp Teatro Sesi São Paulo Av. Paulista, 1.313 - Bela Vista - Oeste. Telefone: 3146-7405. |
Veja as incríveis fotos do espetáculo do site do uol http://entretenimento.uol.com.br/album/capote_teatrosesi_sp_album.jhtm?abrefoto=6#fotoNav=1
sábado, 20 de fevereiro de 2010
●๋• Caldeirão de Histórias - Cia. Articularte
O Caldeirão de Histórias - espetáculo-exercício de Teatro de Sombras e bonecos foi criado a partir de histórias, memórias e causos contados por moradores da Zona Oeste da cidade de São Paulo - estreia em 20 de fevereiro, na Casa do Pequeno Cidadão. A criação é da Cia Articularte através do programa de Fomento premiado Teatro Garagem, e reúne histórias envolvendo curiosidade, ingenuidade e contos de medo, e é indicada para crianças a partir de 04 anos.
Pré-estreias
Dia 20 de fevereiro, sábado, às 16 - Associação Nossa Turma (Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946 - Vl. Leopoldina) ESTREIA – dia 20 de fevereiro, sábado, às 16 horas - Casa do Pequeno Cidadão
(Rua Aliança Liberal, 84 - Alto da Lapa)
Próximas apresentações:
Dia 21 de fevereiro – domingo, às 16h30h - Garagem do Sr. Tarcisio (divisa com Cajamar).
Dia 27 de fevereiro – sábado, às 17 horas - Garagem do Paulo e da Matilde (Perus).
Dia 06 de março – Sábado, às 17 horas - Associação dos Amigos de Bairro (Raposo Tavares).
Dia 07 de março – Domingo, às 17 horas - Garagem da Maestrina Renata (Av. Pio XI - Lapa).
CALDEIRÃO DE HISTÓRIAS
Direção geral: Dario Uzam. Bonecos: Surley Valério e Cia. Articularte.
Manipuladores: Cida Lima, Manfrini Fabretti, Claudia Campos e Jussara Bracco.
Produção: Cia. Articularte.
Duração: 45 minutos.
Preço: Grátis.
Indicação: para crianças a partir de 04 anos
Site: www.articularte.com.br
domingo, 6 de dezembro de 2009
●๋•Apoio ao Grupo Parlapatões
Abaixo, reproduzo a nota publicada no blog dos Parlapatões
"O Teatro Resiste!
Bortolotto Viverá!
O espaço público é do cidadão.
O Teatro não vai se intimidar com a violência, muito menos se submeter aos bandidos, aos que querem a escuridão nas ruas, aos querem que o povo fique em casa, acuado.
Mário Bortolotto é um símbolo de nossa Praça Roosevelt. Seu estado de saúde é grave, mas está resistindo e viverá.
Vamos nos reunir no Espaço Parlapatões, hoje, dia 06/12 (domingo), às 21h, para mostrar o quanto queremos que nosso amigo se recupere completamente.
Nosso amigo Carcarah, também atingido, passa bem e está conosco em pensamento pela recuperação do Bortolotto.
Não apresentaremos a peça O Papa e a Bruxa, para que todo nosso elenco, artistas, produtores, técnicos e funcionários do teatro possam participar desse ato.
Chamamos os amigos, artistas, público, freqüentadores da praça, vizinhos, jornalistas e todos os que se dispõe a enfrentar a violência para vir a este encontro.
Vamos ler trechos de suas peças, seus poemas e vamos mostrar que o nosso palco não está a serviço das tragédias reais, mas que faz dramas, comédias e tragédias para dar fôlego à sociedade para enfrentar suas mazelas.
Compareça! O Teatro resistirá mais uma vez.
Bortolotto viverá e escreverá muito mais de nossa história!
A praça é do povo, da cultura, da comunhão, da arte e da paz!"
Dia 06/12
Domingo, às 21h
Espaço Parlapatões
Praça Roosevelt, 158
tel. 11 3258-4449
domingo, 19 de abril de 2009
●๋•A Lenda do Príncipe que tinha rosto
A Cia. de Teatro Artesanal está com um espetáculo maravilhoso em cartaz.É A Lenda do Príncipe que Tinha Rosto. A encenação tece um retrato sublime da fábula do príncipe que nasceu com rosto em um reino onde ninguém o tem. Tudo é tão caprichado e perfeito, desde a atuação sem diálogos até a estética gótica e surrealista do visual em especial os figurinos e adereços (por exemplo: o rosto do príncipe é uma máscara), que provocam encantamento.
Lindo!
Foto Veja Rio
Jackeline Nigri/divulgação Revista Veja Riosegunda-feira, 13 de abril de 2009
●๋•O Bilontra
A dica de teatro desta semana é "O Bilontra" de Arthur Azevedo.O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, a Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro e o Cultural EMERJ encenam uma vez ao ano uma leitura dramatizada com o tema do universo jurídico. O 'Teatro na Justiça' é um projeto de artes cênicas que se propõe a refletir, por meio do teatro, valores de Justiça. O resultado: excelentes encenações! A encenação do ano passado "O Bilontra" será reapresentada este mês. Direção e adaptação do texto de José Henrique.
A história:
Baseado na revista de ano de Arthur Azevedo, o espetáculo propõe uma divertida mistura de tempos, as notícias e personalidades do ano de 2008 visitam a história e os fatos que deram origem à revista de ano de 1885.
Assim, a banda do "Pré-Sal" surge em pleno século XIX cantando as agruras de um menino prodígio, "esperança nacional", aos olhos atentos e apaixonados da "Cultura", "Educação", "Saúde", "Previdência" e "Segurança", que se descabelam por um pouquinho de sua atenção.
"O Fenômeno" também aparece na quermesse do Campo de Santana (Praça da Aclamação) para fazer uma queixa à "polícia noturna" de então. E no espírito da bossa-nova (outro marco comemorativo de 2008), com um banquinho e um violão (lembrando o ícone João Gilberto), conta sua história, no hilário - "Fossa Nova Fenomenal" - executado pelo talentoso ator-cantor Cris Gualda.
Dia 14 de abril de 2009, às 19h
Entrada Franca
Distribuição de Ingressos:
- Público Externo: 14/4, às 18h (uma hora antes do espetáculo, cheguem cedo para garantir o seu)
Local: EMERJ Av. Erasmo Braga, 115/4o andar Centro
Tel: (21) 3133-3366
Maiores informações:http://www.emerj.rj.gov.br/culturalemerj/
Eu trabalhei com eles na leitura dramatizada "O Processo" como assistente de figurino e recomendo!

sábado, 4 de abril de 2009
●๋•Cia. CARROÇA de MAMULENGOS Histórias de Teatro e Circo



